terça-feira, março 26, 2024

«Observa e escreve»

 No decorrer da Semana da Leitura e da comemoração do Dia da Poesia, na sequência da articulação entre a docente Cecília Correia, a Biblioteca Escolar e a Coordenadora do Departamento de Línguas foi dinamizada a atividade «Observa e escreve» que consistiu na apreciação de obras de arte de Dubuffet («Lieu de renaissance») e Miró («Ar») os alunos foram convidados a escrever poesias. Num turno articularam os alunos do 3.º A e do 6.º D e num outro articularam o 6.º B e o 7.º D. Compilamos os poemas criados e partilhamos convosco em livro digital:

«Chá de Poesia»

 Na sequência da articulação da Biblioteca Escolar e o Educador Social, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário, e no decorrer da Semana da Leitura 2024, foi dinamizada a atividade «Chá com Poesia» que consistiu na leitura de poesias por parte dos alunos que participaram no 1.º Concurso de Poesia e que contou com a presença de alguns pais e docentes.  Compilamos as participações dos alunos em livro digital que partilhamos abaixo:

«Narrativas Matemáticas» - 2024

 Este ano «As narrativas matemáticas» incidiram em vários géneros literários: poesias, contos e notícias. A atividade teve o seu início em novembro, cujas turmas envolvidas vieram à Biblioteca Escolar, ouvir e dizer poesias retiradas da obra «Versos quase matemáticos», ouvir o conto «O rapaz que tinha zero a matemática»  - Luísa Ducla Soares e construíram notícias matemáticas recorrendo à ferramenta fodey.com. Posto isto, em sala de aula os alunos criaram as suas produções as quais foram a concurso no passado dia 8 março. Foram eleitas as melhores notícias, poemas e contos de cada nível de ensino (2.º ciclo, 3.º ciclo e CEF). Compilamos estas produções num livro digital e partilhamos abaixo convosco: