quarta-feira, abril 09, 2014

Semana da Leitura 2013-2014

A semana da leitura decorreu entre os dias 14 e 21 de março de 2014. A BE CRE no sentido de envolver os alunos do Agrupamento nesta atividade de tamanha importância, previu atividades com todos os níveis de escolaridade:
Com os alunos do Pré- escolar e de 1º ciclo foi dinamizado o Projeto de Saúde Oral e Bibliotecas Escolares (SOBE) nas bibliotecas das EB 123 de Bom Sucesso e de Arcena:
Na EB1 de Arcena além desta atividade foi feito ainda um mural em que os alunos puderam exprimir as suas opiniões acerca do significado de «leitura».
Relativamente aos alunos do 2º ciclo, ensino vocacional e Cursos Especiais de Formação, foi-lhes solicitado que elaborassem um acróstico após ser-lhes fornecido um formulário próprio para o efeito. Posteriormente, os formulários foram colocados num «L» gigante e colocados em local visível na BE CRE Profª Maria José Nunes:

No que concerne aos alunos do 3º ciclo, foi proposta a realização de uma exposição de BD: «Dar com a língua nos dentes»:

Durante os intervalos dos alunos os alunos podiam ouvir obras das Metas Curriculares.

Sessão com autor - Carla Antunes

Nos dias 1 e 2 de abril de 2014 fomos brindados com a presença da ilustradora/ escritora Carla Antunes no nosso Agrupamento.
No dia 1 de abril de manhã dinamizou sessões na EB 1 de Arcena.
Pelas 9.30 com as turmas dos 1º e 2º anos:


Pelas 11h esteve com as turmas dos 3º e 4º anos:

De tarde, pelas 14h, a escritora/ ilustradora deslocou-se até ao JI de Bom Sucesso onde as 4 turmas aqui existentes puderam assistir com interesse:

No dia 2 de abril, Carla Antunes dinamizou sessões para os 1º e 2º anos pelas 9.30:




Pelas 11h com os 3º e 4º anos:


Em todas as sessões houve sempre trabalhos expostos, realizados pelos alunos: cartazes com dados bibliográficos, trabalhos de expressão plástica em 3D, ilustrativos das personagens intervenientes nas histórias dos livros (ex. bonecos de neve, «monstrinhos»), ilustrações...
Relativamente ao 4º A, houve algumas alunas que quiseram exibir PowerPoint que elaboraram acerca da vida e principais obras da ilustradora/ escritora.

            
No decorrer das sessões, após um primeiro momento em que os alunos apresentaram questões, a escritora/ ilustradora teve oportunidade de ensinar os presentes a fazer um desenho do «Monstrinho das Festinhas», passo a passo, recorrendo a figuras geométricas e ainda a outros traços: montanha, linha, «m»… Após as sessões os alunos pintaram e aqui estão algumas das obras de arte:



Sessão com autor - Luísa Fortes da Cunha

A escritora Luísa Fortes da Cunha veio à BE CRE Profª Mª José Nunes, na E B 1 2 3 dinamizar sessões às turmas de 5º e 6º anos nos passados dias 20 janeiro e 17 de fevereiro, respetivamente.

As sessões decorreram com bastante alento por parte de alunos, quer por parte dos docentes presentes.
A escritora teve oportunidade de relatar com entusiasmo algumas das histórias dos seus livros, espicaçando a curiosidade dos presentes. Por exemplo, referiu-nos que no seu livro«Teodora e os anéis lendários» revelava onde se encontra a árvore do dinheiro (dilenia abril). Para além deste momento, reservou ainda algum espaço para responder a algumas questões previamente preparadas pelos alunos.


















Alguns alunos fizeram questão de entregar trabalhos (acrósticos, cartazes a relatar biografia e bibliografia…) para expôr na BE CRE antecipadamente.

Houve ainda um grupo de alunos das turmas dos 6º A e 6º B que presenteou a escritora com um cartão personalizado com um poema acerca da região de Vila Franca de Xira, naturalidade da referida personalidade. Estes alunos contaram com a ajuda com a docente de Educação Visual e Tecnológica, Jacinta Cera.

Feira do Livro 2013- 2014




A Feira do livro, atividade prevista no Plano Anual de Atividades, decorreu na biblioteca escolar e centro de recursos educativos profª Mª José Nunes, na escola sede do Agrupamento, de 2 a 11 de dezembro de 2013.

Este evento pode contar com a visita das turmas dos diversos estabelecimentos de ensino do agrupamento: JI de Bom Sucesso, EB1 de Arcena e EB 1 2 3 de Bom Sucesso. Por parte de docentes e alunos denotou-se bastante interesse e entusiasmo pelos livros, representados pelas distribuidoras Large books e Palmo a Palmo. Contou também com a presença de encarregados de educação e outros membros da comunidade que na companhia dos seus educandos aqui vieram. Alguns não quiseram sair sem registar a sua opinião no LIVRO de HONRA da Biblioteca.

Na feira também houve ainda oportunidade para momentos de leitura … Para tal pode-se contar com a colaboração algumas docentes titulares de turma e docentes dos 2º e 3º ciclos. Aqui ficam alguns desses registos…

Turma 4 - JI Bom Sucesso

1ºB
3º A
1ºA