quinta-feira, junho 11, 2015

Projeto Webando

Hoje, dia 11 de junho de 2015, foi dado por findo o Projeto webando que tinha como objetivo principal desenvolver competências nos alunos do 4º ano do Agrupamento, especialmente no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, que lhes venham a ser úteis para a etapa de estudos que se avizinha: o 2º ciclo.
A última tarefa consistiu em elaborar um texto num documento word acerca das memórias do 1º ciclo dos alunos. Hoje foi o dia da publicação no «Calaméo», após compilação dos textos dos alunos num documento PDF. Para aceder clique abaixo:

Memórias do 4º 2ª

Memórias do 4º B

Memórias do 4º 1ª



Articulação com o Museu de Alverca

Informámos, à semelhança dos anos letivos transatos, que mais uma vez houve articulação entre o nosso agrupamento e o Museu de Alverca. A oferta de atividades que esta entidade propôs foi diversificada e várias foram as atividades realizadas. Abaixo podemos observar os momentos da atividade «O canto dos pássaros» que decorreu no dia 1 de junho de 2015, na BECRE proFª Mª José Nunes, pelas 9h e 30m:


Culturalverca 2015

No passado dia 31 de maio de 2015 decorreu mais uma edição da «Culturalverca». Aqui fica o registo fotográfico da atividade desenvolvida pela BECRE. Este ano, a pensar na promoção da leitura, decidimos recriar uma biblioteca e deste modo tentamos levar a nossa BECRE à rua! Levamos um pouco de todos os espaços contemplados: a leitura informal (com periódicos e jogos, espaço de trabalho (ocupado com desenhos para ilustrar), leitura (com livros usados e marcadores de livros com origem do nome, que poderiam ser adquiridos pelos visitantes) e audiovisual e informática.




3º momento da atividade de articulação com o Pré escolar - Referencial Aprender com a Biblioteca

Na sequência da atividade proposta pelo«Referencial aprender com a Biblioteca»- documento elaborado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) foi dado andamento ao 3º momento da atividade. Ao 1º destes momentos, já noticiado no nosso Blogue no dia Mundial do Livro (23 abril), seguiu-se o 2º momento: exploração em sala de aula das diversas variedades de livros existentes na nossa biblioteca (seleção efetuada no decorre do 1º momento). O 3º momento da atividade decorreu novamente na BECRE em que as turmas, mediante agendamento prévio, vieram explorar sites em que continham livros digitais: site dos livros digitais do PNL e Júnior. Aqui ficam alguns momentos de como decorreu com a turma 4, no dia 28 de maio:



A este momento seguiu-se a construção de um livrão com materiais diversos, tendo em conta o tema previsto para estudo, conforme planificação do Departamento do Pré Escolar. No dia da Culturalverca este e outros trabalhos, também publicitados no blogue aquando da Semana da Leitura,  foram expostos: